Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Blog > Ciências > Dia Mundial da doença de Chagas

Dia Mundial da doença de Chagas

Lista de Dia Mundial da doença de Chagas

Dia Mundial da doença de Chagas

Dia Mundial da doença de Chagas

Atenção à doença de Chagas

Dia mundial de combate ao agravo cobra mais cuidado e visibilidade à doença que atinge mais de seis milhões de pessoas no mundo

O Dia Mundial da doença de Chagas, celebrado em 14 de abril, chama atenção para um agravo negligenciado que, anualmente, afeta mais de seis milhões de pessoas e causa cerca de sete mil mortes em todo o mundo, segundo levantamento da Federação Internacional de Associações de Pessoas Afetadas pela Doença de Chagas (Findechagas). A organização sem fins lucrativos conta com o apoio do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e da Fiocruz.

De acordo com a Associação, as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19 tem deixado as pessoas afetadas pela doença de Chagas duplamente vulneráveis: tanto pela própria doença quanto pela exposição ao SARS-CoV-2. Além disso, os programas de atenção à saúde têm dedicado atenção quase que exclusiva aos pacientes infectados pelo novo coronavírus.

“Mais uma vez, temos a oportunidade não só de chamar a atenção para a doença, mas de lembrar que o cuidado de que os pacientes precisam deve ser integral. A complexidade desta doença requer enfoques diferenciados. Que o cuidado, o controle e a vigilância possam ser integrados às atividades regulares dos sistemas de saúde locais”, disse a organização em comunicado oficial.

“Por isso, é muito importante que Chagas faça parte das atividades de controle da saúde materno-infantil e que se amplie a formação e a conscientização dos profissionais nos postos de saúde próximos às comunidades rurais e urbanas mais afetadas, em suas diferentes formas de expressão, tanto em países endêmicos quanto não endêmicos”, enfatizou a nota.

A Associação explica que a doença pode causar complicações muito graves se não for diagnosticada e tratada precocemente. Além disso, pode afetar a capacidade das pessoas afetadas de levar uma vida profissional e familiar saudável. “Por tudo isso, o progresso no cuidado à doença não será alcançado por meio de uma única ação ou de um único componente, mas integrando todas as ações necessárias para que o agravo não seja mais considerado negilgenciado”, frisou.

Saiba mais

A doença de Chagas é causada pelo parasito Trypanosoma cruzi, que pode ser transmitido pela picada de insetos triatomíneos, popularmente conhecidos como barbeiros, e pela contaminação de alimentos, seja pela presença do vetor ou de suas fezes. Se a mãe infectada não for tratada, o T. cruzi também passa da gestante para o filho durante a gravidez. Transfusões de sangue e transplantes de órgãos são outras vias possíveis de infecção, quando não são adotadas medidas adequadas de prevenção.

Logo após o contágio, medicamentos podem eliminar o parasito e levar à cura. Porém, a enfermidade frequentemente não apresenta sintomas na fase inicial e as pessoas afetadas têm baixo acesso aos serviços de saúde. Estimativas apontam que menos de 10% dos casos são diagnosticados oportunamente e apenas 1% recebe o tratamento adequado. Como resultado, após décadas de infecção, cerca de 30% dos indivíduos desenvolvem problemas cardíacos e 10% têm distúrbios digestivos, neurológicos ou mistos. As lesões prejudicam de forma significativa a qualidade de vida e podem levar à morte.

Descoberta no Brasil

Escolhido como Dia Mundial, o 14 de abril lembra a data de 1909 em que Carlos Chagas, pesquisador do IOC, identificou, pela primeira vez, o T. cruzi em uma paciente. Publicada na revista científica ‘Memórias do Instituto Oswaldo Cruz’, a descrição do ciclo da doença, incluindo caracterização do agente causador, do inseto transmissor e do conjunto de sintomas, foi um dos feitos mais emblemáticos da ciência brasileira.

Despedida de um grande pesquisador em Chagas

No mês em que é celebrado o Dia Mundial de Chagas, despedimo-nos do ilustre pesquisador José Rodrigues Coura. Um dos cientistas mais influentes do planeta, segundo levantamentos realizados pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e pela Agência de Gestão da Informação Acadêmica da Universidade de São Paulo (Aguia/USP), Coura fez contribuições importantes no estudo da doença de Chagas.

Em 2019, quando o Dia Mundial da Doença de Chagas foi estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ele comentou: “A OMS tem dias para muitas doenças, e Chagas era esquecida por ser uma infecção limitada à América Latina. Foi um escândalo quando publiquei um artigo com Pedro Albajar chamando atenção para a presença da doença em países de primeiro mundo e a necessidade de medidas para conter o risco de transmissão por transfusões de sangue e doações de órgãos [Nature, 2010]”, o que traduz uma de suas numerosas contribuições no campo.

Reportagem: Vinicius Ferreira

Publicado originalmente pelo Instituto Oswaldo Cruz