Comunicação Escrita e Oral


Atualizada em 04 de Setembro, 2021

Cursos Gratuitos Com Certificado

1. Comunicação Escrita

Duração 40h Nível Iniciante

Verdade seja dita: o uso correto da língua portuguesa pode fazer toda a diferença em sua vida pessoal e profissional, sendo até decisivo em alguns momentos. Por outro lado, nunca é demais lembrar que até quem domina bem o assunto pode ficar inseguro na hora de redigir um texto.

Independentemente de qual for o seu caso, realizar este curso de Comunicação Escrita poderá ajudá-lo a compreender pontos gramaticais essenciais para escrever corretamente, entre eles, pontuação, crase e ortografia.

Sobre a arte de escrever bem, o curso ainda oferece informações básicas para você redigir um texto com objetividade, clareza e concisão. Também mostramos como começar um texto, a importância de conhecer o leitor e satisfazer suas expectativas, e como desenvolver ideias e concluí-las.

Acessar Curso

2. Comunicação e Expressão

Duração 06h Nível Iniciante

Todos os conceitos que definem e explicam a nossa sociedade passam, de uma forma ou de outra, pelo conceito da comunicação.

Comunicação é uma palavra derivada do termo latim communicare, que significa tornar comum, compartilhar, trocar opiniões, associar, conferenciar.

A comunicação está em nosso dia a dia, seja ela verbal (que é aquela que acontece por meio da linguagem escrita ou falada) ou não verbal (que são os gestos, a expressão facial e corporal, as imagens, os símbolos, etc.).

Neste curso, você vai relembrar vários temas que já aprendeu ao longo de sua jornada estudantil.

Você vai ver como a comunicação acontece, quais são seus elementos, os tipos de comunicação e que as regras gramaticais foram criadas para que as pessoas tenham um parâmetro de como escrever e falar uma língua, evitando ruídos na comunicação.

Acessar Curso

3. Língua Portuguesa sem Complicações

Duração 20h Nível Iniciante

Este curso foi desenvolvido especialmente para você estudar os aspectos da língua portuguesa que mais causam dúvidas.

Esperamos que você aprimore sua competência comunicativa, compreendendo as diferenças entre situações formais e informais e reconhecendo a norma culta como uma ferramenta essencial para escrever ou falar com desenvoltura.

Em nosso curso serão abordados temas, como a competência comunicativa, as principais dúvidas de português, regras de acentuação gráfica, entre outros.

Ao longo dos módulos, além da teoria, você encontrará dicas práticas e exercícios de fixação.

A expectativa é que, ao final do curso, você entenda melhor o funcionamento da língua portuguesa e tenha condições de aplicar os conhecimentos adquiridos na comunicação do dia a dia.

Acessar Curso

4. Oficina de Língua Portuguesa (Gramática)

Duração 16h Nível Iniciante

O correto uso da língua portuguesa assegura uma comunicação eficiente e eficaz entre seus falantes. Contudo, além de escrever corretamente as palavras, é preciso saber colocá-las na ordem certa, respeitando regras de concordância, de subordinação e de ordem. Dito de outra forma, é preciso entender a gramática da língua, ou seja, as regras que devem ser respeitadas para que a comunicação ocorra de forma efetiva.

Neste curso introdutório de gramática da língua portuguesa, você estudará a sintaxe desse idioma. Isso acontecerá por meio do estudo de temas, como frase, sujeito, predicado, complemento do verbo, entre outros. Também serão abordados tópicos mais avançados, como aposto, vocativo, orações subordinadas substantivas e paralelismo sintático e semântico.

Aqueles que concluírem esse percurso com êxito terão ampliado bastante seus conhecimentos sobre como usar a língua portuguesa de forma mais efetiva e gramaticalmente correta.

Se você precisa entender melhor as regras de funcionamento da nossa língua, esse é o curso certo!

Acessar Curso

5. Técnicas de Redação

Duração 10h Nível Iniciante

Serão abordados alguns gêneros, como notícia, carta do leitor (que é um instrumento importante para o exercício dos direitos de cidadão) e a dissertação-argumentativa, bastante exigida em exames vestibulares.

Você também conhecerá as etapas do planejamento da comunicação escrita para produzir bons textos e os critérios de correção pelos quais são avaliadas as produções textuais.

Acessar Curso

6. Língua Portuguesa - Variedades Linguísticas

Duração 03h Nível Iniciante

O Brasil é um país de grande extensão territorial. Isso faz com que tenhamos muitos brasileiros falantes da língua portuguesa. Mas será que todos nós falamos de maneira igual? As palavras utilizadas nas diferentes regiões do país são as mesmas?

Variedades linguísticas são as diferentes maneiras de se expressar em uma mesma língua – falada ou escrita – pelos usuários de um mesmo idioma.

Isso quer dizer que o modo de falar dos usuários da língua portuguesa não é absoluto, idêntico para todos, mas admite alterações expressivas, regionais, socioeconômicas, culturais, profissionais ou etárias.

Conhecer as variedades linguísticas é importante tanto para melhor usar a língua - de acordo com suas necessidades -, quanto para entender e respeitar os diferentes falares.

Ao final deste curso, você terá a oportunidade de compreender a diversidade da língua, de acordo com a situação comunicativa ou o meio onde ela é utilizada.

Acessar Curso

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avise para a gente | Email ou WhatsApp



.